Sunday 27 July 2008

Sri Lanka
















Os últimos dias em Bangalore foram atribulados. Na sexta-feira combinei com os meus amigos um jantar de despedida. Nessa mesma tarde Bangalore e assolada por um atentado terrorista, a cidade fica vazia com todos os estabelecimentos comercias encerrados. Felizmente o restaurante onde tinha combinado o jantar não encerrou. Mais tarde ainda fomos ao ICE bar que estava praticamente vazio...

Acabou o Capitulo da minha vida em Bangalore. No final fica uma nostalgia por deixar um sitio onde fiz amigos e associado a uma experiência de vida única.

No sábado rumei a Sri Lanka e durante o dia de hoje visitei Sigiriya um forte numa rocha onde podem ser encontradas ruinas de um mosteiro do século V. A paisagem do topo da rocha e magnifica.

Seguiu-se Kandy uma cidade no centro do Sri Lanka. Uma cidade bastante religiosa. No Domingo a noite tentamos sair mas parecia que estávamos numa cidade fantasma, ninguém nas ruas.

Pela manha de segunda-feira dei uma volta por Kandy e parti em direcção ao famoso Adam's Peak. Eramos os unicos turistas na altura. Esta e altura de monções e portanto corresponde a epoca baixa. Nesse tarde estava a chover e decidimos adiar a subida para a noite seguinte.

Partimos as 4.30 da manha e chegamos ao topo da montanha por volta das 7 da manha. A subida e muito complicada pois e feita principalmente por escadas. No topo um denso nevoeiro impediu que desfrutássemos de uma paisagem que seria com certeza magnifica.

Por volta das 9 da manha chegamos ao hotel tomamos o pequeno-almoço e partimos para Bentota, uma cidade muito conhecida pelas suas praias. Ainda houve tempo para um mergulho... óptimo depois de um dia tão cansativo.

Hoje o dia vai ser calmo e para descansar. Vamos ate a praia dar um mergulho e partimos para Colombo por volta das 6 da tarde.

Colombo estava sobre vigilância máxima devido ao encontro da SAARC. Maior parte dos pontos de atracção turística estavam no perímetro de segurança onde ninguém podia entrar.

Wednesday 23 July 2008

Última semana em Bangalore

Parece que termina mais uma etapa na minha vida. Oito meses bem vividos, repletos de emoções fortes.

Esta semana termino o meu estágio e posso gozar férias. Irei visitar alguns países vizinhos e finalmente regressarei a Portugal.

A aventura ainda não terminou mas o balanço final será com toda a certeza muito positivo.

Monday 14 July 2008

Kerala


Backwaters em Allepey


Basílica de Santa Cruz

Praia de Cherai


No passado fim-de-semana (12/13 de Julho 2008) visitei Kochi, uma das cidades mais importantes do estado de Kerala.
Desde o início que tinha curiosidade de visitar este estado não só pela sua beleza natural e pelo legado deixado pelos vários povos europeus mas também pela capacidade que este povo teve, com poucos recursos, em alcançar níveis de desenvolvimento humano ao nível de países desenvolvidos.
Kerala é o estado com o melhor sistema de educação da Índia. Os níveis de literacia rondam os 90% e a esperança média de vida, o estado de saúde e a equidade entre géneros destaca-se de todos os restantes estados indianos.
Na chegada percebe-se que esta região é uma Índia diferente. Uma Índia onde é possível relaxar onde o respeito pelo próximo é maior.
Nota-se que os valores tradicionais ainda estão muito enraizados e que mesmo as populações urbanas ainda têm traços de ruralidade bem presentes. Nas ruas maior parte dos homens exige o tradicional mundu e as senhoras o Sari.
Na primeira noite dormimos numa casa com arquitectura holandesa (Napier House) situada no Forte de Kochi. Fomos muito bem recebidos trataram-nos da reserva do barco-casa e do táxi.
No dia seguinte acordámos e o sol lá espreitava :) Tomámos um pequeno almoço muito agradável e partimos para Allepey.
Allepey é conhecido pelos seus inúmeros canais, lagoas e lagos. Fomos até lá para passar um dia nas famosas casa-barco.
O barco era bastante confortável com três quartos munidos de casas de banho privadas e uma sala com sofas e mesa de jantar. Durante a viagem contemplámos uma paisagem magnífica, relaxámos e jogámos monopólio.
Na manhã seguinte terminámos a viagem de barco e fomos até ao centro da cidade que constituíu uma desilusão para mim. Não vi nada de interessante... No final da tarde e desanimados pela falta de charme da cidade de Kochi fomos até ao forte.
O final da tarde acabou por se revelar muito divertido. Visitámos redes de pesca chinesas a basílica de Santa Cruz e também dedicámos tempo para compras.
No último dia fomos até à praia de Cherai para descansar um pouco e carregar energias para mais uma semana de trabalho.