Monday 14 July 2008

Kerala


Backwaters em Allepey


Basílica de Santa Cruz

Praia de Cherai


No passado fim-de-semana (12/13 de Julho 2008) visitei Kochi, uma das cidades mais importantes do estado de Kerala.
Desde o início que tinha curiosidade de visitar este estado não só pela sua beleza natural e pelo legado deixado pelos vários povos europeus mas também pela capacidade que este povo teve, com poucos recursos, em alcançar níveis de desenvolvimento humano ao nível de países desenvolvidos.
Kerala é o estado com o melhor sistema de educação da Índia. Os níveis de literacia rondam os 90% e a esperança média de vida, o estado de saúde e a equidade entre géneros destaca-se de todos os restantes estados indianos.
Na chegada percebe-se que esta região é uma Índia diferente. Uma Índia onde é possível relaxar onde o respeito pelo próximo é maior.
Nota-se que os valores tradicionais ainda estão muito enraizados e que mesmo as populações urbanas ainda têm traços de ruralidade bem presentes. Nas ruas maior parte dos homens exige o tradicional mundu e as senhoras o Sari.
Na primeira noite dormimos numa casa com arquitectura holandesa (Napier House) situada no Forte de Kochi. Fomos muito bem recebidos trataram-nos da reserva do barco-casa e do táxi.
No dia seguinte acordámos e o sol lá espreitava :) Tomámos um pequeno almoço muito agradável e partimos para Allepey.
Allepey é conhecido pelos seus inúmeros canais, lagoas e lagos. Fomos até lá para passar um dia nas famosas casa-barco.
O barco era bastante confortável com três quartos munidos de casas de banho privadas e uma sala com sofas e mesa de jantar. Durante a viagem contemplámos uma paisagem magnífica, relaxámos e jogámos monopólio.
Na manhã seguinte terminámos a viagem de barco e fomos até ao centro da cidade que constituíu uma desilusão para mim. Não vi nada de interessante... No final da tarde e desanimados pela falta de charme da cidade de Kochi fomos até ao forte.
O final da tarde acabou por se revelar muito divertido. Visitámos redes de pesca chinesas a basílica de Santa Cruz e também dedicámos tempo para compras.
No último dia fomos até à praia de Cherai para descansar um pouco e carregar energias para mais uma semana de trabalho.

1 comment:

A. said...

Pois seu "cromo" aí não nos levaste tu!!!

Beijos

Andreia