Friday 7 December 2007

Mestre da negociação!!!

Uma competência certamente estou a desenvolver na Índia, a capacidade de negociação.

Hoje supostamente teríamos que nos encontrar com os mexicanos às sete, mas o nosso "boss" marcou uma reunião para às 19.30h e desmarcamos o encontro... Reunião nem vê-la. Cansados de esperar decidimos sair por volta das 20.00h. Para não pagarmos tanto de táxi decidimos procurar um riquexó e pusemo-nos andar pela estrada fora... O primeiro riquexó que encontramos disse que não nós levava para MG Road, mas que sabia onde estavam riquexós que nos levariam lá. Disse-me que eram 3km de distância, oferecemos-lhe 20 Rupias e depois foram 20 metros!!! Enganados!!!

Lá, o taxista pediu-nos 300 Rupias para MG Road, oferecemos 150 Rupias ele pediu duzentos e nós armamo-nos em valentes e fomos embora continuamos a nossa caminhada.... Convém relembrar que estamos na Índia não na Europa!!!

A dada altura deparamo-nos com uma estrada sem luz e riquexós nem vê-los. Ainda pensamos voltar atrás, e aceitar o riquexó por 200 Rs, mas iríamos dar parte fraca e eles vendo que estávamos desesperados, iam pedir muito mais.

Ficámos à beira da estrada rezando para que algum riquexó parasse. Entretanto um parou e nós iniciamos o processo de negociação. Ele pediu 260 Rs, nós dissemos que a viagem não custava mais de 100 Rs mas ele não baixou dos 200 Rs... Que nervos, nós sabíamos que estávamos a pagar a mais, mas no meio do nada na Índia, decidimos não arriscar e pagar os 200... 200 Rupias são 3,84€, andámos quase uma hora dentro do riquexó.

Na viagem cometemos um erro, ligámos a um indivíduo para ir ver uma casa. O taxista apercebeu-se e em vez de olhar para a estrada, veio a viagem toda a tentar-nos convencer para nos mostrar um apartamento!!! Eu a dada altura já estava a ser bastante agressivo e arrogante com ele... O Zé teve que me chamar atenção. Não há paciência, cada viagem na Índia é uma aventura com o taxista a não ter atenção à estrada, imaginem!!!

Em MG Road fomos matar saudades ao MacDonald's eram quase dez horas. Quando saímos do Macdonald's e constatámos que estava quase tudo fechado... As pessoas começaram a abordar-nos imenso. Uma miúda de quatro anos, no máximo, agarrou-se a mim a pedir dinheiro (enviada pela mãe) custou-me ignorá-la totalmente, mas na "selva" não temos outra solução...

Queríamos ir a um bar mas estávamos indecisos qual deveríamos escolher, a indecisão na Índia paga-se com uma multidão a tentar-nos convencer para irmos aqui e ali... Três indivíduos à nossa volta a impingir-nos bares... Dissemos-lhes que nós é que fazíamos as nossas escolhas, que não valia pena estarem a falar connosco.

Passado alguns minutos pensámos que se o ambiente às 22.30 era assim como seria à saída do bar... Decidimos ir negociar um riquexó para regressar. O primeiro que encontrámos estava todo pedrado ainda nos ofereceu "erva" e depois chamou o colega para nos levar. Esse pediu-nos 400 Rupias nós oferecemos 100 Rupias, taxista voltou à carga com 200 Rupias, batemos o pé oferecemos 150 Rupias e fomos embora. Ele chamou-nos para nós oferecer outra vez 200 e nós dissemos que sabíamos o preço para ele esquecer.

Continuámos a nossa procura por um riquexó e no caminho comentámos que achávamos estranho eles não baixarem das 200 Rupias, se o preço normal era 130 Rupias, que possivelmente teriam um acordo para os ocidentais.

Começamos a ficar assustados maior parte dos riquexós estavam vazios sem condutor... Lá encontrámos um com condutor. Perguntámos quanto nos cobrava, antes de ele dizer o valor eu disse-lhe " Nós sabemos o caminho, sabemos qual é o preço portanto não vale pena..." Ele ofereceu-se por 260 Rupias e nós regateámos por 100 Rs, exagerámos ele já ia desistir... eu imediatamente subi parada, 150Rs, a negociação terminou em 180 Rs.

No fim da viagem ele pediu mais 20 Rs com um semblante triste, eu respondi-lhe "nós acordámos um valor portanto não pagámos mais!!! Obrigado. Boa noite."

Fiquei triste e com medo que de facto ele tivesse feito mau negócio, pois a distância foi considerável!!! 20 Rs para nós não é nada e para ele podia fazer diferença... Com remorsos vim à recepção perguntar qual era o preço normal, ele disse-me que seria 130/150 Rs, portanto tinha pago o preço justo... mas ainda assim não me senti bem!!!

Pela primeira vez conseguimos uma viagem pelo preço justo (já fomos enganados algumas vezes). Na Índia já percebi que não se pode hesitar, há que mostrar confiança e determinação.




Eu e o Zé num Riquexó a caminho de MG Road


Riquexó em Bangalore


Viagem para Electronic City



Especialistas em transportes especíais





4 comments:

S. said...

E bom ver-vos com um sorriso de orelha a orelha! ;)

Espero que esteja a correr tudo bem ai pela "selva" - mantenham esse espirito e daqui a 6 meses ja vos tomam por gente da regiao.

Beijo graaaaande!

Anonymous said...

Meus Deus... tou assustado com algumas fotos.... parece um atraso brutal...lol... Epá tens de sair á mesma... bebe copos e o resto k se lixe... olha o blog mudei endereco... é 007joaovasco.blogspot.com muda ai. Sempre vamos para marrocos... abraçao.

Anonymous said...

Bem que peripécias...;)))
Gostei muito de te ver:)

Beijo*

* Morena * said...

Vocês são tão iguais que até irrita... lol (mas ainda bem que é assim..) Fico contente por se estarem a entender tão bem :)