Wednesday 12 December 2007

O meu primeiro filme Indiano!!!


Como já devem ter percebido o nosso meio de transporte é o auto-riquexós. Em cada viagem há uma história diferente para contar. Um que nos quer mostrar casas, outro que a meio do caminho pára para ir urinar, outro que traz um amigo, outro que põe as colunas no volume máximo e anda que nem um louco... Mas reina sempre a boa disposição e as coisas têm corrido bem...
Ontem à noite, foi um pouco diferente. Fomos jantar ao Forum Mall (Shopping) e no regresso iniciámos o nosso ritual de negociação. Conseguimos um riquexó que nos levasse por 100 Rupias.
Logo no início do percurso, ele começou a falar sozinho mas nós não percebiamos nada, nem queriamos... Fizemos só questão que ele percebesse qual o destino pretendido.
A dada altura percebemos que ele nos estava a levar para a Wipro de Koromangala e não de Sarjapur onde estamos hospedados. Percebi logo o filme dele... Estava a tentar dizer que percebeu mal e que agora tinha que cobrar mais tanto... Mas mal ele cortou para a estrada errada eu disse-lhe “You think you are very smart... but I'm not fool!!! You know very well where we want to go so please take us to Sarjapur!!!”, eu já estava com uma pilha de nervos capaz de matar o homem... levou-nos por um caminho de cabras que nunca tinha passado.. Ficámos todos em silêncio inclusivé o condutor (felizmente). De volta à estrada principal, ele começou a dizer qualquer coisa que se assemelhava a “Sarjapur 400Rs” eu já enervado... “Hey I don't want to chat just drive and pay attention to the road!!!” e ele continuava “Sarjapur 300Rs” eu já passado... “I only speak portuguese.... yes, yes Sarjapur” comecei eu a fazer-me de parvo!!! “Sarjapur, yes Sarjapur”.
Como ele estava empenhado em enganar-nos decidiu parar na bomba de gasolina e pediu-nos dinheiro... Eu perdi o controlo comecei quase aos berros com ele... “TAKE US HOME NOW!!!” e disse mais uma data de coisas mas eram tantos os nervos que já nem me lembro...
Se pensam que acabou aqui, enganam-se! Ele lá continuou caminho a tentar ir pelo caminho errado e eu tinha que lhe berrar “ DON'T TURN LEFT, GO STRAIGHT!!!” Eu sabia que estava a ser imprudente ao reagir assim... mas há coisas que não controlamos!!!

No caminho ele continuava a insinuar “Sarjapur 300Rs” e eu disse-lhe “ Just drive I will tell you what is going to be 300Rs!!!” Cheguei a um ponto que já me deixava rir... Eu já não me lembro de estar tão fora de mim.

Quando chegamos à Wipro ele não quis entrar com o riquexó, eu e o zé saimos imediatamente do riquexó, fui tirar-lhe a matrícula, ele dirijiu-se logo de forma agressiva para mim e eu disse-lhe também em tom agressivo “I will complain about you to the police... You know what it will be 300 Rs is the fine you will have to pay!!! I'm sick of you, get out of my way!!!” Pus-lhe 100 Rs no bolso e tirei a minha identificação para passar o segurança. O meu espanto quando o segurança o deixou entrar... Comecei a barafustar com o segurança como era possível ele deixar entrar um indivíduo que não era da Wipro... que era inadmissível!!!

Cheguei a casa com o meu coração a bater a mil à hora e muito nervoso!!! Mas infelizmente esta não deve ser a última história com um riquexó....
A Índia transforma-me, eu que sou um rapaz tão calmo... dou comigo a perder a cabeça...

6 comments:

José Miguel G. said...

Nunca pensei que fosses um protagonista tão feroz! Confesso que não sabia se havia de ter medo do membro do Sindicato dos Rickshaw's ou de ti...lol

Abraço

Ricardo Silva said...

Grande Jaime

Tem calma homem. Nao vale a pena um gajo tar-se a irritar sempre que estes gajos nos tentam passar a perna. E' que se assim fosse passava quase 24h por dia irritado.

Por aqui as historias dos riquexos sao iguaizinhas. Ja levei com dois que pararam a meio para mijar, ja apanhei um que tb pos a musica a altos berros, tb ja apanhei com amigos dos condutores e quanto a andarem que nem loucos... bom, isso sao mesmo todos! O que vale e' que ja conheco uma data deles que tao sempre aqui a porta do hotel e ja me fazem precos mais baixos.
Espero que de resto esteja tudo a correr bem.

Grande abraco e ate daqui a alguns dias

Isaac said...

Grande seu que grandes aventuras!!! Estás a revelar o teu lado mais feroz. É interessante interpretar essa tua negociação através da economia. Afinal de contas estas a regatear preços que na Europa seriam extremamente baixos. Acho que estás a pagar o valor da justiça. O que acaba por ser o diferencial daquilo que estas disposto a pagar (preços europeus) e aquilo que efectivamente pagas( preços indianos), para que não te sentires roubado. Ainda que em ultima análise estejas a pagar preços muito baixos face ao que poderias pagar. O lado sociológico é que não te estas a considerar um estrangeiro mas sim um local. Normalmente qd se vai para um país com uma moeda inferior à nossa, sentimo-nos reis pois tudo é "barato" face ao nosso poder de compra. Voçês não se estão a medir pelo vosso poder de compra, mas pelo dos indianos. O que se torna ainda mais grave, quando voçês tem casa, roupa lavada, comida de borla e os tipos dos riquexós provavelmente vivem em condições de miséria. Onde está o equilibrio grande seu? Se os ricos pondendo, não pagam mais por melhores serviços? Tenta pagar um pouco acima do mercado e ganha a confiança dos homens!!!

Nas primeiras páginas do "O mundo é plano" de Friedman (2006), discute-se o outsourcing de tecnologia feito pela India, mais propriamente Bangalore, aos EUA. Apresenta a India como uma nova potência a ter em consideração. Tenta comprar, é interessante.

Agora quero é vídeos!!! Para quando? Quero ver a cena de um gajo parar o riquexó para ir à casa de Banho pública =)

Abraço

Simãozinho, o Bife said...

Jaimito, tens que ter mais calma amigo. Com esses tipos e mesmo assim... Ha que mostrar quem manda, sem nunca perder a estribeiras.
Abraco

Tisha said...

Respira fundo!!! Não vale a pena o stress... mas olha pá próxima filma!!!! :P

Beijo*

Jaime Silva said...

Zé Miguel - Esqueci-me de mencionar que já andámos num riquexó que tinha uma pistola com ele... Tenho uma ligeira impressão que com esse ficariamos caladinhos e pagariamos o que fosse preciso...

Ricardo - Sim maior parte deles são porreiros... A parte da negociação é um mero jogo em que todos nos divertimos... No fim acabo por dar de gorjeta aquilo que regatiei... Daqui a uma semana em Kolkata a caminho de Bangkok!!! Vai se lindo... Já me estou imaginar, apanhar sol e a receber umas massagens.

Abraço

Isaac - Eu já li o livro há cerca de dois anos... Para ser sincero já me esqueci de muitas coisas.. mas alguns pontos não concordo com o autor... ele fala q hoje qq pessoa que nasça na Índia pode chegar longe... N me parece que o ensino de qualidade seja para todos... A mobilidade social neste país parece ser muito baixa...

Em relação aos riquexós nós pagamos quase sempre acima do preço real... A negociação acaba por ser um jogo divertido. Quando gostamos deles dámos gorjeta.

Na Índia tens que ter coração de pedra... Já me deitei várias vezes a pensar em míudos que me pediam na rua... Mas aqui dás a um e tens 20 colados a ti... Há coisas que não podes mudar... Miséria é muita... Doí ver uma criança em que uma das pernas já foi amputada tentar atravessar uma estrada... e depois cair no meio do lixo...

A Índia não tem equilíbrios mas sim contrastes gritantes...

Os filmes virão em breve :)

Grande Abraço

Simão - Acredita com aquele indivíduo era impossível não perder as estribeiras... Só visto...

Abraço


Tisha - Porque será que os melhores momentos nunca ficam gravados... Um beijinho